Buscape

CLIK NESSE LINK

smowtion

Zura

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Inclusão digital chega aos Grupos da Melhor Idade Imprimir
Sex, 23 de Abril de 2010 11:24
id_idososCurso de Informática começa nesta quinta-feira (22) Foto: Josiany Ohde/PMQB

Nunca é tarde para aprender. Este princípio básico está fazendo a diferença na vida de 40 idosos de Quatro Barras, que estão voltando às salas de aula. Atendendo um dos maiores anseios dos Grupos da Melhor Idade, prefeitura e Facsul firmaram parceria em dois projetos: as aulas de informática e as oficinas de conhecimento e leitura, que começam já nesta semana.

Os projetos são desenvolvidos por 29 acadêmicos do Curso de Pedagogia, do 3º ano. De acordo com a professora de Estágio da Facsul, Samara Mathias, os programas sociais fazem parte da grade curricular dos alunos, e são desenvolvidos com objetivos específicos. "A finalidade do projeto de informática, por exemplo, é mostrar o que a tecnologia nos oferece e o que pode trazer de benefícios às pessoas. A intenção não é fazer dos idosos especialistas em computação, mas abrir este novo universo", afirmou.

Em novembro do ano passado, a prefeitura realizou uma reunião com os integrantes dos grupos para levantar quais projetos desejariam participar. Segundo a coordenadora do Programa Estar de Bem com a Melhor Idade, Luciane Delattre Cecon, a preocupação do prefeito Loreno Tolardo foi adequar o programa às necessidades dos idosos, e tornar realidade as melhores ações apontadas por eles. "Desta reunião, uma das solicitações foi o curso de informática, que agora vai ao encontro da proposta oferecida pela Facsul", explicou.

A moradora da Borda do Campo, Nair Robassa Zattoni, 75 anos, está entre as integrantes dos grupos que visitaram a faculdade, na última quinta-feira (15), e que vai participar do projeto. "Estou no grupo há 3 anos, e nunca imaginei que voltaria à sala de aula. Até agora nunca tive contato com o computador, mas quero aprender", disse.

Lidiane Martins da Silva, 60 anos, é moradora do Jardim Menino Deus e conta que foi criada na roça, o que dificultou o contato com os livros. Agora, na oficina de conhecimento e leitura será diferente. "Nunca tinha entrado em uma faculdade, mas sempre tive curiosidade. Acho interessante as histórias e os livros. É uma oportunidade única", avaliou.

Um terceiro projeto, voltado aos alunos do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente Espaço Sabiá, também entra em prática nesta semana: a Brinquedoteca. Focada em crianças que variam de 7 a 13 anos, o projeto visa à produção de atividades que estimulem o aprendizado em português e matemática, com aulas semanais. Cerca de 20 alunos vão participar do projeto.

O prefeito Loreno Tolardo explica que a oportunidade aproxima idosos e crianças de uma instituição de ensino, e que abre uma nova porta para o conhecimento. "Todas as ações de foco educacional são importantes, e aliar essas ações ao desejo dos Grupos da Melhor Idade é uma oportunidade não só de atendê-los, mais também de estimular e incentivar essa busca pelo conhecimento", disse.

A terceira idade é uma etapa da vida de um indivíduo. A época em que uma pessoa é considerada na fase da terceira idade varia conforme a cultura e desenvolvimento da sociedade em que vive. Em países classificados como em desenvolvimento, por exemplo, alguém é considerado de terceira idade a partir dos 60 anos. Para a geriatria, somente após alcançar 75 anos a pessoa é considerada de terceira idade.

Com a chegada da terceira idade, alguns problemas de saúde passam a ser mais frequentes, e outros, incomuns nas fases de vida anteriores, começam a aparecer. A osteoporose e o Mal de Alzheimer são mais suscetíveis de acontecer nessa fase.

Não existe um consenso com relação à fronteira que limita a fase pré e pós velhice, nem tão pouco, quais são os indícios mais comuns da chegada nesta fase. Dados do IBGE demonstram que entre os anos de 1995 e 1999, no Brasil, o número de pessoas com mais de 60 anos cresceu em 14,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário